sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

RECORDAÇÕES/AS MINHAS AVENTURAS




AS MINHAS AVENTURAS

Direis vós: do que é que este se lembrou agora? Fotografias de tractores! Oficina/garagem!

Acontece que embora me deite relativamente tarde, acordo muito cedo. Vai daí, começo a “fazer filmes”. Vêm-me à memória factos e episódios antigos, e ainda bem, pois os mais recentes…não quero pensar neles.
O que vos vou relatar, ocorreu há cerca de 56 anos. É verdade, já estou a ficar velhito.
Era um miúdo curioso que gostava de mexer e experimentar tudo.
Então aqui vai:
- Os meus pais como, aliás, toda a gente lá na terra cultivava batatas, para além de outras coisas. No verão, é claro, era preciso regar. Quem se encarregava dessa tarefa era a minha mãe.
Havia, então, um terreno num sítio denominado de “Naba” onde havia um batatal que precisava de rega. Havia lá um poço, mas tirar a água com a “cegonha” já não era tarefa fácil para a minha mãezinha. O motor de rega estava numa outra horta na Laganhosa, um bocado distante.
Percebi o problema e prontamente disse: “mãe eu mudo o motor com o tractor, mas não digas nada aos meus irmãos” que, por acaso estavam ausentes naquele dia…
Eu teria aí os dez anitos…
É por isso que aqui publico a foto do tractor cinzento. Não me parece exactamente igual, mas foi o que encontrei na Net, já que fotografias da altura…não há.
Tratava-se de um tractor da marca Massey Ferguson, de 25 cavalos de potência. Era uma bomba…
Tinha um pormenor interessante: não tinha chave de ignição para o arranque. Depois de ligar punha-se a trabalhar com a alavanca de velocidades numa determinada posição. Sim, não estou a inventar. Nunca o tinha posto a trabalhar. Experimentei no sitio que pensava ser, mas nada.
Por sorte, no local onde estava, onde na foto está o azul, era/é uma descida. Não há problema: engata, destrava e aí vai ele… “pegou de empurrão”.
Eu já sabia guiar, e aí vou eu. A minha mãe foi a pé, claro…
Fiz a mudança. Pedi à mãezita que nada dissesse. Só que me esqueci do rasto.
O meu irmão Francisco, teve que ir para aqueles lados, logo a seguir, e deve ter visto os rastos e perguntou quem tinha mudado o motor.
A minha mãe toda feliz: “foi o Joaquim com o tractor e já reguei”.
Mais comentários para quê. Só que dali em diante: “já sabes mexer…faz”.

****
Se quiserem vejam um outro episódio ocorrido com este tractor no arquivo deste Blog, publicado em 22/11/2010, com o titulo DE MARCHA ATRÁS.

SEJAM FELIZES

4 comentários:

sideny disse...

Olá

Recordaçês sâo sempre boas:))

beijinhos

JMBártolo disse...

Olá Sideny
Nem todas as recordações serão boas, não é???!!!
Beijinhos

Branca disse...

Olá Pai Bártolo,

Habilidoso e desenrascado desde pequenino.

Concerteza que tudo isso lhe deu uma grande preparação para a vida.

Beijos

JMBártolo disse...

Pois é. De pequenino se torce o pepino. Mas cumpri a minha promessa...
Beijinhos