segunda-feira, 20 de janeiro de 2014




MORENONOME PRÓPRIO OU ALCUNHA ???

Há momentos na vida em que temos que, forçosamente, parar e pensar. Porquê?
Não, não estou a delirar…

Muitos dos que me conhecem sabem que na minha terra éramos conhecidos por “MORENOS”: O A. Moreno, o D. Moreno, o F. Moreno, a M. Moreno e o J. Moreno.
Nunca soube ao certo qual era a origem do nome: se alcunha ou nome próprio. Isso intrigava-me, pois o que eu sabia era que o meu pai tinha sido criado pela minha visavó que, como é óbvio, não conheci.
Também não conheci os meus avós paternos e dos maternos não me lembro das suas caras. Sei que moravam perto da Capela de São Pedro.
Recordo apenas um episódio: Teria uns sete ou oito anos. O meu avô materno tinha um relógio de bolso, com uma corrente parecida com prata. “Quando eu morrer, dou-te este relógio”. Em data que não sei precisar alguém me disse: “o avô vai morrer”. Saltei a correr e recordo que num quarto escuro, não havia electricidade, o meu avô estava na cama. “Então vai-me dar o relógio?” “Dou. Toma lá”.

Guardei-o durante algum tempo, até que apareceram os relógios de pulso cauny que pegou moda... Tanto chateei o meu pai que acabou por ir ter com o Ti Manuel Relojoeiro, conhecido na zona e que morava em Santiago, trocando o relógio de bolso por um de pulso daquela marca. Claro que o Ti Manuel Relojoeiro nem pestanejou. E lá se foi a única recordação dos meus avós.

Vem tudo isto a propósito de que não sei quase nada acerca da minha infância. Fui “obrigado” a crescer praticamente desenraizado, sozinho.
Há alguns meses, no ano passado, querendo pôr algumas coisas em ordem, falei com duas advogadas amigas que por sua vez me encaminharam para uma Srª Drª Notária. Na hora de esclarecer certos pormenores, cheguei à conclusão de que nada sabia. Deu-se a volta e as coisas resolveram-se.
Mas a questão mantinha-se. Sempre me interroguei: porquê “Morenos”? Aquelas duas amigas encaminharam-me, e através da Conservatória, obtive registos dos meus avós. Não consegui ir mais além, pois os registos respectivos estão no Arquivo Distrital.

Fiquei a saber que “Moreno” é afinal o apelido da minha avó paterna: Maria da Ascensão Moreno e que o meu avô se chamou José Joaquim B…; Os meus avós maternos foram Francisco dos Anjos Conde e Ludovina dos Anjos Parra. Também aqui não sei qual o parentesco com outros “Parra” da aldeia.

Tenho pena que não me tenham posto o nome Conde… Gostaria muito.

FAÇAM FAVOR DE SEREM FELIZES

Sem comentários: